terça-feira, 4 de agosto de 2015

Mas afinal, o que é INVESTIGAÇÃO GEOFÍSICA?




Nos últimos tempos a geofísica tem despertado grande interesse nos pesquisadores de maneira geral, pelas propriedades utilizadas e métodos de aplicação.
A palavra Geofísica é derivada do grego e significa Física da Terra, a princípio foi usada por Aristóteles. A geofísica é uma ciência interdisciplinar, fundamentada principalmente na geologia e na física, assim como na matemática, química e informática. Tem como objetivo o estudo e a compreensão da estrutura, composição e dinâmica do Planeta Terra. Consiste basicamente na análise de resultados obtidos através de aplicação de conhecimentos e medidas físicas.
Podemos classificar a geofísica em duas grandes áreas de atuação: a geofísica pura (também conhecida como geofísica da Terra sólida) e a geofísica aplicada, tendo como objetivo principal a questão econômica, tecnológica e social.
A principal característica da geofísica pura ou geofísica da terra sólida é a sua importância nos estudos em uma faixa de escala muito grande, investigando a profundidade do nosso planeta. Já a geofísica aplicada, por sua vez, tem suas aplicações restritas a profundidades menores, como o subsolo.
Hoje a geofísica trabalha com vários métodos de investigação que estão diretamente ligados a geofísica aplicada. Esses diferentes métodos são classificados de acordo com o tipo de investigação e sua propriedade física. Sendo assim, a geofísica aplicada é subdividida em diversos métodos, como por exemplo, Sísmicos, Elétricos, Eletromagnéticos, Magnéticos, Gravimétricos e Radiométricos.

MÉTODOS GEOFÍSICOS

Os métodos geofísicos são técnicas indiretas de investigação, sendo elas, ambientais, superficiais e subsuperficiais, através de estudos e interpretação de dados instrumentais. Esses métodos permitem avaliar as condições geológicas, assim como outras condições, através das propriedades físicas.
Uma das vantagens dessas técnicas geofísicas em relação a outras tradicionais, é que elas possibilitam a identificação com maior precisão.
Vamos ver agora alguns dos principais métodos geofísicos, e como podem ser aplicados em diversos estudos.

2.1. Geo-radar (Ground Penetrating Radar ? GPR)

A propriedade física é a permissividade dielétrica, onde o princípio utilizado são ondas refratadas e refletidas.
Pode ser aplicado na caracterização geológica e hidrogeológica, também na detecção de contaminação orgânica ou inorgânica.

2.2. Eletromagnético indutivo

A propriedade física é a condutividade elétrica, onde é utilizado o principio da indução de campo eletromagnético no subsolo.
Pode ser aplicado na definição das condições hidrogeológicas naturais, localização de resíduos, também na delimitação de plumas de contaminação inorgânica.

2.3. Eletroresistividade (ER)

A propriedade física é a resistividade elétrica, onde o princípio usado é a injeção de corrente no solo.
Pode ser aplicado na caracterização hidrogeológica, determinação dos extratos geológicos, e mapeamento de plumas de contaminantes inorgânicos.

2.4. Magnetometria (método magnético)

A propriedade física é a suscetibilidade magnética, o princípio é usado para determinação de anomalias de materiais ferromagnéticos.
Pode ser aplicados na localização de tanques, tambores e de resíduos metálicos ferrosos enterrados.

Além das aplicações citadas acima, a geofísica também usa alguns de seus métodos no desenvolvimento de estudos relacionados à observação de fenômenos naturais de grande escala, como por exemplo, os terremotos. Também é de grande importância no estudo das placas tectônicas, que permite compreender a formação de crosta terrestre de grande escala, e assim estabelecer locais que possam ser explorados de alguma forma, como por exemplo, procura de petróleo ou minérios.

A GEOFÍSICA NO BRASIL


A geofísica no Brasil é relativamente nova, por ser uma área cientifica pouco conhecida, entretanto, a maioria dos fenômenos estudados por ela, como por exemplo, terremotos e vulcões, são vistos constantemente na mídia.
Apesar da geofísica não ter grande impacto no Brasil, em relação a sua divulgação, a utilização de seus métodos são de grande importância na compreensão de alguns fenômenos naturais.
Só em 1984 foi criado o primeiro curso em Geofísica no Brasil no Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo (USP), alguns anos depois o curso foi implantado na Universidade Federal da Bahia (UFBA), e assim em outras Universidades. A criação desse novo curso foi de grande importância, já que os alunos formados na época já começariam a atuar como geofísicos, e a contribuir com estudos ambientais.
Apesar do crescimento da população de geofísicos, o Brasil ainda está carente por esses profissionais, sendo que, em 1989 existiam apenas 450 geofísicos, e se levarmos em consideração a faixa territorial do Brasil, que é muito grande, onde ainda existem varias regiões inexploradas, são poucos geofísicos no Brasil em relação a outros países. 
Para que essa demanda por geofísicos venha a diminuir, é necessário que as Universidades que ainda não trabalham com a geofísica comecem a pensar na possibilidade da criação do curso no departamento, já que os estudos ligados à geofísica está crescendo cada vez mais em todo o Brasil.

CONSIDERAÇÕES FINAIS


Percebemos que a geofísica precisa de uma maior atenção. E o desafio é como divulgar a geofísica e seus métodos de maneira adequada e aplicável, tendo em vista a divulgação nas Universidades Federais ou até mesmo implantação da área como novo curso do departamento de física, já que hoje apenas algumas universidades federais, como, USP, UFBA e UFPA, possuem graduação em geofísica.


GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário