terça-feira, 3 de março de 2020

Preocupações com o abastecimento público de água!




O abastecimento público em termos de quantidade e qualidade tem sido uma preocupação constante da humanidade, devido à escassez da água e deterioração dos mananciais pelo lançamento de efluentes e resíduos, tornando-se um fator importante na transmissão de enfermidades. Durante a distribuição de água potável, a qualidade desta pode sofrer uma série de alterações, logo após a saída do tratamento, que podem comprometer os padrões de potabilidade exigidos pela Portaria nº 518/04, quando esta chega à torneira do usuário e assim, se diferenciando da qualidade da água que deixa a estação de tratamento.
Neste estudo, procurou-se avaliar a qualidade da água para consumo humano da área urbana de São Luís, fornecida pelos sistemas de abastecimento, recomendando medidas que apóiem a gestão pública dos recursos hídricos, do meio ambiente e ações de saúde, educação e mobilização social visando o acesso à água de qualidade saudável para a população. Foram coletadas e analisadas amostras de água de consumo humano na rede de distribuição dos 195 bairros que compõem a área urbana de São Luis, assim como o levantamento e mapeamento das notificações de doenças de veiculação hídrica: diarréia aguda e hepatite A, em 07 bairros da área urbana, com maior ocorrência de casos, onde se avaliou a correlação com os resultados das amostras de água fora dos padrões nesses bairros e a precipitação pluviométrica como aumento de incidência de casos.
 A significância foi feita através de teste estatístico, o qual resultou na relação de aumento dos casos de diarréia nos bairros com maior ocorrência no período chuvoso e insignificante para casos de hepatite A, doença esta que sugere ter relação com a falta de saneamento básico que se agrava com a falta de informação das formas de contágio. Foi realizada ainda, inspeção nos 04 sistemas de abastecimento de água de São Luis, para avaliar as condições das instalações e processo de tratamento e distribuição da água consumida.
Os resultados obtidos das amostras de água encontram-se em desacordo com a Portaria MS nº 518/04, que  trata dos padrões de potabilidade, assim como inúmeras não conformidades encontradas durante as inspeções nos sistemas, apontando as suas conseqüências e devidas recomendações para medidas corretivas, de acordo com a legislação vigente e as normas de boas práticas no abastecimento de água. Concluiu-se que com o atual tratamento da água fornecida pelos sistemas, a população de São Luís está exposta ao risco de contrair doenças e outros agravos à saúde, devendo ser tomadas medidas cabíveis para minimizar ou solucionar a problemática da distribuição da água, por ora exposto.
Fonte: Universidade Federal do Maranhão

GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário