terça-feira, 29 de outubro de 2019

Fique por dentro!!! Qual a diferença entre ativo ambiental e passivo ambiental?



Fique por dentro!!!


Qual a diferença entre ativo ambiental e passivo ambiental?

Toda atividade econômica gera impactos ambientais, em menor ou maior grau. A amplitude do dano ambiental depende do porte da empresa, da natureza do negócio, das matérias-primas utilizadas, do ciclo de produção e dos recursos e investimentos aplicados. No entanto, por menor que seja o dano ambiental, a empresa é sempre responsável pela adoção de medidas para minimizar este impacto, recuperando ou compensando a degradação decorrente de suas operações.
Ativo ambiental e passivo ambiental: quais as diferenças?
Ativo ambiental
Os ativos ambientais da empresa abrangem máquinas, equipamentos, estoque de insumos, peças e acessórios já adquiridos e utilizados na contenção e eliminação de impactos ambientais. Entram na conta de ativos ambientais: investimentos em pesquisa, tecnologias, instalações, equipamentos, maquinário, entre outros recursos que têm o objetivo de controlar os impactos ambientais decorrentes do processo produtivo, que envolve o uso de recursos naturais e a geração de resíduos poluentes.
Passivo ambiental
Fazem parte do passivo ambiental as obrigações assumidas pela organização,  de maneira voluntária ou não, para recuperar, preservar e proteger o meio ambiente. Também constituem o passivo ambiental as obrigações que proporcionam benefícios para o meio ambiente, como a utilização de recursos de modo sustentável.
O passivo ambiental deve ser incluído no balanço patrimonial da empresa, assim como os investimentos e aplicações de recursos para conter, eliminar e recuperar danos ao meio ambiente (ativos). Nos processos de privatização e venda de empresas, o passivo ambiental é um elemento importante para a tomada de decisão, uma vez que implica em custos para os novos donos. Identificar o passivo ambiental de uma empresa é imprescindível para evitar prejuízos futuros.
Quais as diferenças?
A principal diferença entre esses dois conceitos é que o ativo ambiental abrange tudo o que a empresa faz antes de iniciar suas operações para controlar os impactos ambientais, enquanto o passivo ambiental corresponde aos investimentos e ações realizados para recuperar os danos causados ao meio ambiente. Ativo e passivo ambiental devem ser usados em demonstrações sobre os investimentos que a empresa realiza para reduzir, eliminar e compensar os danos ao meio ambiente.
(Fonte:fragmaq)

GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário