domingo, 20 de outubro de 2019

A importância da manutenção de poços artesianos


A manutenção de poços artesianos é um serviço realizado por empresas especializadas em poços artesianos, seja em caráter de prevenção ou de correção. O procedimento de revisão de reservatório artesiano visa o aperfeiçoamento para abastecimento contínuo de qualidade.


AS VANTAGENS DA MANUTENÇÃO DE POÇOS ARTESIANOS DE QUALIDADE

O perfeito funcionamento dos poços artesianos está intimamente ligado a um cuidado em específico para o qual o utilizador do poço artesiano deverá atentar-se: os períodos de revisão da obra como um todo. A manutenção de poços artesianos realizada corretamente acarreta benefícios tais como prolongamento da vida útil, diminuição de consumo de energia, minimização da depreciação de materiais e equipamentos, aumento da produtividade de recursos, racionalização de trabalho de equipes, padronização de equipamentos e materiais e diminuição de estoques.

A manutenção de poços artesianos corretiva age visando a solução de uma possível interrupção no recebimento dos recursos hídricos. Empregada em caráter preventivo age para revisar e analisar a performance do conjunto em sua totalidade para evitar qualquer circunstância anormal que possa comprometer sua utilização.


Dentre as principais motivações da manutenção, encontram-se as obstruções de filtros, a deterioração da estrutura do poço, a produção de areia e defeitos nos dispositivos de bombeamento. A estas ocorrências passíveis de manutenção de poços artesianos denominam-se problemas mecânicos. Outro grupo de ocorrências são os problemas hidráulicos, que comprometem a produção de água, assim como a vazão adequada de bombeamento.

Quando é efetuada a manutenção de poços artesianos, as causas regularmente encontradas são: interferências de poços análogos, obstruções das zonas fraturadas e seções filtrantes, taxa de bombeamento superior à taxa de recarga do aquífero e super bombeamento.  


Outro aspecto de válida observação reside nos problemas relacionados à qualidade da água; problemas de incrustação e corrosão no aquífero, no poço e sistema de bombeamento, e são causados por características incrustantes e corrosivas da água subterrânea, ou por alterações nos aspectos físico-químicos e bacteriológicos da água.

Vale ressaltar que o tipo de perfuração interfere no tipo de manutenção de poços artesianos a realizar.


H2o online realiza plenamente todos os serviços que se destinam a manutenção de poços artesianos. Operando em poços artesianos desde seu projeto até a concretização de sua perfuração, construção, limpezas químicas ou mecânicas, análise de qualidade da água, testes de vazão, manutenção de poços artesianos, seja ela preventiva ou corretiva, assistência técnica para reparo de componentes, venda de equipamentos novos, assim como o fornecimento de gestão documental para o processo de obtenção de licenças e outorgas frente aos órgãos competentes.


GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário