sábado, 5 de janeiro de 2019

Processo de filtração de água? Principais instalações de tratamento de água





Fique por dentro!!!

Processo de filtração de água? Principais instalações de tratamento de água

 “As partículas a serem removidas são geralmente menores que o tamanho dos interstícios entre os grânulos do filtro”

Para que um projeto seja bem-sucedido, é necessária toda a colaboração da equipe de trabalho. Em um processo de purificação é o mesmo. Se cada um dos estágios do tratamento que precede o outro consegue funcionar de forma eficiente, trará como consequência o objetivo desejado: ter água potável. A filtração visa eliminar todas as partículas coloidais na água. É o último passo na remoção do material suspenso. Se a sedimentação, que é a fase de tratamento anterior, conseguir eliminar a maior quantidade de partículas de turbidez, a filtração será beneficiada substancialmente.
“O pré-tratamento por produtos químicos serve para flocular as partículas em um tamanho maior, o que favorece a sedimentação e isso é essencial para a filtração”
Qual é a estrutura e a funcionalidade de um filtro?
Como mencionado, remover as partículas que não puderam ser eliminadas na sedimentação é o trabalho do filtro. O funcionamento destes é feito através de válvulas de manobra que permitem que o filtro funcione dependendo da quantidade de água disponível. Irá variar dependendo da demanda da caixa de armazenamento que possuímos. A decisão de lavar o filtro dependerá da campanha que lhe oferece e nas mesmas condições que estão sendo apresentadas no momento. A maioria dos filtros utilizados no tratamento da água usam o mesmo mecanismo de operação.
Os principais elementos do corpo do filtro são:
O tanque (concreto, com uma superfície de 6 a 100 m²).
Um fundo falso de concreto ou material plástico, onde são colocados bicos ou orifícios de drenagem e injeção de água de lavagem.
O leito filtrante (cascalho e areia).
Canais de entrada e saída de água.
Válvulas e tubulações
Medidores de carga ou pressão
Canais de recolhimento da água de retrolavagem
Algumas das partículas removidas são argilas, lodo, microrganismos, substâncias orgânicas, incluindo algas, precipitados de alumínio, ferro e manganês.
Qual é a sua classificação?
Além da filtração, dependendo dos critérios utilizados, é possível realizar diferentes classificações de filtro:
De acordo com a força motriz para passar a água:
-  Filtros de gravidade
-  Filtros de pressão
De acordo com a estrutura:
-  Abertos: a água é submetida à pressão atmosférica
-  Fechados: geralmente são pressurizados.
De acordo com o leito:
-  Leito monocamada
-  Leito multicamada
De acordo com a metodologia de lavagem:
-  Somente com água no fluxo ascendente ou descendente.
- Água e ar, em fluxo ascendente ou descendente.
Que tipo de materiais utilizam?
Os materiais que utilizam são antracito, areia de sílica, cascalho 1/8 “, cascalho 1/2” e cascalho 3/4 “. Algumas das propriedades do leito filtrante que podem afetar a filtração são o tamanho, a forma, a densidade, a dureza e a porosidade. O cascalho evita que a areia passe para a drenagem dos filtros, da mesma forma, ajuda a distribuição da água de retrolavagem. Deve haver de 3 a 5 camadas de cascalho, de 0,15 a 0,45 m de altura, é variável. Também dependerá da manutenção que é dada ao filtro. Para as camadas de areia de sílica e antracito, devem ser manipuladas camadas de 20 a 30 cm.


GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário