quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Para que serve o sistema de filtração de água??





Para que serve o sistema de filtração de água??

Filtração

As águas de oceanos, rios, lagos, e lençóis subterrâneos, contêm sais, sólidos em suspensão, microrganismos e detritos que devem ser retirados. Os filtros removem partículas e melhoram cor, odor e sabor. Na filtração física, a simples retro lavagem deixa o filtro novo, pronto para mais uma etapa de filtração, na filtração química, normalmente o meio filtrante deve ser regenerado ou trocado.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define água potável como:
Apresentar aspecto límpido e transparente;
Não apresenta cheiro ou gosto objetável;
Não contém microrganismos que possam causar doenças ao ser humano;
Não contém substâncias em concentrações que possam causar prejuízo à saúde.
Dependendo do uso a qualidade da água pode ser incrementada combinando outros tratamentos como a desinfecção por radiação ultravioleta, redução de dureza ou abrandamento com a retirada de cálcio e magnésio.
Arejamento seguido de filtração
arejamento é um processo físico que permite o contato da água com o ar, provocando a precipitação do ferro e do manganês dissolvidos (ou, no caso do sulfito de hidrogênio, a libertação de gases). É o método mais econômico para tratar grandes volumes de água, sendo, normalmente, seguido de filtração. Na filtração é importante saber o tamanho das partículas a retirar, pois determina o tipo de filtro. Um filtro de areia é para partículas de 5 a 25 micra e acima, não vai retirar bactérias e vírus com tamanho entre 0,1 e 10 micra.
-01 Mícron é a milésima parte do milímetro (1/1000 mm) Micra ( µ )= plural de mícron
-01 Nanômetro = milésima parte do mícron (1/1000 µ)
-1  (milimicra) = 1 nanometro (nm) = 10 Angstrons
-1 Angstron = 1/10.000.000 mm
Na filtração é importante saber o tamanho das partículas a retirar, pois determinam o filtro. Um filtro de areia se usa para partículas de 5 a 25 micra e acima; não vai conseguir nunca retirar bactérias e vírus com tamanho entre 0,1 e 10 micra.
Filtro multimídia
Consiste em passar a água através de um tanque cilíndrico de fibra de vidro, aço carbono ou inox com diferentes meios filtrantes: seixos rolados, antracita, quartzo e outros. Este processo é o primeiro passo para obtenção da água purificada e remove mecanicamente partículas em suspensão de até 15 micra (μm). É um equipamento de baixo custo operacional e manutenção.
Filtração
-Filtração Profunda: as partículas são retidas no interior da matriz filtrante por forças de adesão e retenção mecânica. Tem grande capacidade de retenção de partículas.
-Filtração Superficial: as partículas são retidas devido aos poros menores. Tem baixa capacidade de retenção de sólidos. O filtro de café é um exemplo.
-Filtração por Membrana: a filtração por membranas é uma forma especial de filtração de superfície. Tem uma capacidade baixa de retenção de sólidos, mas bastante precisa. Os poros da membrana são produzidos com pequena variação. Estes sistemas são preferidos para filtrações seguras e para uso farmacêutico.
(fonte:naturaltec)
GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário