quinta-feira, 25 de março de 2021

Principais perguntas sobre monitoramento da água


1) Por que a qualidade das águas é monitorada?

Pois é preciso verificar se a água está apropriada aos diversos usos que dela fazemos, como consumo humano, irrigação, lazer, entre outros. Cada uso requer uma qualidade específica, e com o monitoramento é possível saber se a água está adequada para a sua utilização.

2) Como se monitora a qualidade das águas?

Por meio de campanhas de campo em que técnicos visitam pontos pré-definidos em rios e lagos, coletam amostras e encaminham aos laboratórios onde são feitas as análises físico-químicas e biológicas necessárias. Para que se possa acompanhar a evolução da qualidade das águas naquele ponto do rio, o monitoramento deve ser realizado de acordo com a frequência planejada. Por exemplo, a cada três meses deve-se coletar uma nova amostra.


3) Quais parâmetros devem ser monitorados?

Os parâmetros, ou substâncias presentes na água, a serem monitorados dependem do uso que fazemos dela. Por exemplo, em balneários é essencial o monitoramento dos chamados coliformes termotolerantes, um determinado tipo de bactéria que indica a presença de outros microrganismos causadores de doenças transmissíveis pelo contato com a água. Em rios que atravessam as cidades, é importante avaliar outro parâmetro denominado DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio). Sua presença em níveis elevados pode indicar o lançamento no rio de esgotos não tratados.

4) O que significa IQA?

IQA – Índice de Qualidade das Águas é um indicador que permite aferir, de maneira didática, a qualidade das águas em um determinado trecho de rio, especialmente a contaminação causada pelo lançamento de esgotos domésticos. Trata-se de um indicador que agrega os resultados de uma série de nove parâmetros por meio de uma expressão matemática. Os resultados dessa expressão permitem fazer a classificação dos trechos de rio em faixas de qualidade ótima, boa, razoável, ruim e péssima.

GOOGLE +
Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário