terça-feira, 16 de junho de 2020

Você sabia que Cetesb e Vigilancia Sanitária exigem padrões de qualidade da água para uso ?




Você sabia que  Cetesb e Vigilancia Sanitária exigem  padrões de qualidade  da água para uso ?
Que exigem constância na análise de água e no monitoramento da potabilidade?
 A água é essencial para a população, para a indústria e  para a agricultura.   Seus elementos básicos na composição , suas concentrações  e proporções influenciam nos seus padrões de potabilização. 
 Caso haja algum desvio ,há possibilidade de realização de algum tipo de tratamento que ainda podem variar segundo as condições locais referente à geologia, ao clima e à atividade humana. Com isso, os processos de tratamento e análise da água devem ser adaptados de acordo com seu uso.
 A água potável é  apropriada para o consumo humano e utilizada para beber, cozinhar e lavar alimentos, além da higiene pessoal. Entretanto, a água possui uma grande variedade de elementos que podem provocar doenças e com uma capacidade única de transmitir rapidamente enfermidades para inúmeras pessoas.
 Um dos maiores riscos para a nossa saúde é a contaminação fecal. Por isso o monitoramento e a análise microbiológica da água é tão importante, ela visa garantir a potabilidade da água e proteção para saúde. Quando um alimento está contaminado com um patógeno, dezenas a centenas de pessoas podem ser infectadas, entretanto, quando a água potável está contaminada com um agente patogênico, até milhares de pessoas podem ser infectadas.
 Em todo mundo a água contaminada, normalmente,  esta associada à falta de saneamento básico e mata cerca de 1,6 milhões de pessoas durante o ano. Tendo isso em vista, o principal objetivo do tratamento de água é proteger a saúde pública.
 Sistemas municipais de distribuição têm instalações complexas para realizar o tratamento,  análise e monitoramento  da água  e visam garantir um produto com qualidade à população.
 Existem alguns tipos de análise que podem variar de simples teste de campo de um único elemento até a análise de múltiplos componentes realizada em laboratório para atendimento ao padrão de potabilidade estabelecido pelo Ministérios da Saúde  A Realização de plano de amostragem adequado as necessidades e as demandas do usuários irão definir os padrões de analise, quantitativos e Constancia de  amostragens.
CARACTERÍSTICAS, MONITORAMENTO E TESTES
As águas não devem conter concentrações prejudiciais de produtos químicos ou microrganismos patogênicos e, idealmente, deve ser esteticamente agradável em relação à aparência, sabor e odor. Algumas variáveis fornecem dados que indicam poluição, outras que permitem mapear a origem das fontes de poluição.
Assim sendo pode-se definir a  análise da água em 3 categorias de  testes e monitoramento :
1-Testes físicos: indicam propriedades detectáveis pelos sentidos, como sabor , odor e cor.
2-Testes químicos: determinam as quantidades de substâncias minerais e orgânicas que podem afetar a qualidade  e/ou contaminar a água.
3-Testes microbiológicos: mostram a presença de bactérias e outros microrganismos, características de contaminação de origem animal.
 As águas não devem conter concentrações prejudiciais de produtos químicos ou microrganismos patogênicos e, idealmente, deve ser esteticamente agradável em relação à aparência, sabor e odor
 Um amplo leque de características e compostos podem ser encontrados na água afetando sua qualidade. A segurança da água em termos de saúde pública é determinada pelas suas características microbianas, físicas e químicas. Todavia, a qualidade microbiana é geralmente a mais importante por ter  vasta amplitude e rápida disseminação como veiculo de contaminação .
 Algumas variáveis fornecem dados que indicam poluição, outras que permitem mapear a origem das fontes de poluição.
 Um plano de monitoramento das águas ,realização das analises adequadas e enquadradas na legislação irão dar aos usuários finais a garantia de minimização dos riscos de operações inadequadas de abastecimento e controle de qualidade.
GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário