sábado, 8 de dezembro de 2018






Fique por dentro!!!

O Que é Investigação Geofísica?

  Geofísica é o estudo do interior da Terra e de regiões vizinhas ao planeta, a partir de medidas indiretas de variáveis físicas, sem a necessidade da realização de furos de sondagem e/ou contato direto com o local a ser estudado.
Diferente da Geologia cujo estudo da Terra é feito via observações diretas das rochas, quer à superfície, quer provenientes de amostras colhidas em furos de sondagens, e a dedução da sua estrutura, composição, ou história baseada na análise dessas observações, a Geofísica, por sua vez, aplica os princípios da Física ao estudo da Terra.
A investigação geofísica do interior da Terra consiste em fazer medições, realizadas a partir de equipamentos modernos, na superfície ou próxima a ela.  Estas medições são influenciadas pela distribuição interna das propriedades físicas. A análise das medições pode revelar como é que as propriedades físicas do interior da Terra variam vertical e lateralmente. Grande parte do conhecimento terrestre, abaixo das profundidades que se podem atingir por intermédio de furos, é proveniente de observações geofísicas. As propriedades da subsuperfície são estimadas por meio de medição, análise e interpretação dos dados na superfície. A análise e interpretação dos dados geofísicos são realizadas com o auxílio de modernos softwares computacionais.
A geofísica pode ser dividida em duas grandes áreas, a Geofísica Global (ou Geofísica Básica, ou ainda Geofísica da Terra Sólida), que estuda fenômenos que ocorrem em grandes escalas temporais e/ou espaciais, e, a Geofísica Aplicada, que estuda fenômenos de escala espacial menor.
(cursos.unipampa.edu.br)

GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário