segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Como funcionam os Filtros de Água para Ferro e Manganês.




Fique por dentro!!!

Como funcionam os Filtros de Água para Ferro e Manganês. 

Remoção de Ferro e Manganês
A água retirada de um poço artesiano pode ter a presença de ferro e manganês dissolvidos que em contato com o ar se mineralizam e passam à água tons de amarelo e gosto de adstringente impróprios para uso.
A forma mais comum do ferro solúvel, encontrada em águas subterrâneas, é o Bicarbonato Ferroso Fe (HCO3)2 que em contato com o ar se oxida formando o Óxido Ferroso (Fe2O3) que turva a água.
O Ferro e Manganês depois de oxidados, mineralizados na forma de cristais, podem ser removidos em Filtros comuns recheados com Areia ou Argilas de Zeólitas Catalisadas, em Filtros de Areia por Gravidade (1m3/m3/hora) ou em Filtros Pressurizados de baixa taxa (10 m3/m2/hora) com Areia e Carvão Ativado como polimento para água potável. Em qualquer dos casos, a água deve estar clorada de forma a garantir a oxidação destes compostos.
A remoção de Ferro e Manganês em Filtros de Zeólitos é usada quando a concentração de Ferro e Manganês for relativamente baixa: ferro <5 ppm e o manganês <2 ppm. Acima destas concentrações é conveniente utilizar um meio filtrante especial que oxida o Ferro e Manganês ao mesmo tempo em que o Filtra.
O Ferro e Manganês da água bruta utilizando Filtros normais de Areia ou Zeolita,  devem ser totalmente oxidados com cloro, ozônio ou ar ambiente (oxigênio) para levar o Ferro e Manganês à forma oxidada insolúvel (Fe+3 e Mn+3). A oxidação sem cloro é feita com aeração antes do de cantador e antes do Filtro de Polimento. A oxidação com cloro, normalmente hipoclorito de sódio dosado por bomba é outra opção comum. Com Ferro e Manganês acima dos padrões da portaria 2914 do Ministério da Saúde (ferro < 0,3 ppm e teor de manganês < 0,1 ppm) ou fora das especificações de uso industrial a água precisa ser tratada.
Para filtrar Ferro e Manganês em concentrações de Ferro abaixo de 2,0 ppm e Manganês abaixo de 0,1 ppm e pH 7,5, a água deverá estar clorada com pelo menos 2 ppm de cloro e o pH para remoção de Ferro ideal de 7,5 e para o Manganês ideal de 8,5. Obs.: Para situações de Ferro de 2 a 5 e Manganês abaixo de < 2 ppm o Filtro deverá ser sobre dimensionado.
Para tratamento de água de poços e minas e com objetivo de obter uma água pura e cristalina, atendendo aos parâmetros físico-químicos e bacteriológicos estabelecidos pela Portaria 2914 do Ministério da Saúde, o uso deste Filtro é solução para melhoria da qualidade de águas naturais ou brutas contaminadas com Ferro e Manganês , utilizado após a uma bomba de poços e minas, etc.
Os Filtros Especiais Série PRFV fazem a filtração e a remoção do Ferro, Manganês, cor e turbidez de águas superficiais, subterrâneas e para o consumo humano. Os Filtros PRFV utilizam meio filtrante 100% natural para a remoção dos íons de Ferro e Manganês solúveis ou mineralizados.

www.h2oonline.com.br




GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário