quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Poços tubulares profundos: problemas mais frequentes!


Detectar a origem de um problema em um poço tubular requer um minucioso exame das variáveis medidas periodicamente, associadas com os registros de desempenho do equipamento de bombeamento.


Para isso deve-se dividir os poços tubulares em duas categorias, porque, uma vez conhecidos os processos de construção dos poços e suas características litológicas básicas, torna-se mais simples a elaboração de um roteiro para solucionar os problemas observados.
Poços perfurados em rochas cristalinas
Na perfuração em terreno cristalino, a passagem de água se dá diretamente pela percolação através de fendas, fraturas, fissuras e brechas da própria rocha. Não é preciso instalar tubos de revestimento ou filtros na rocha sã.   
Poços perfurados em rochas sedimentares
O fluxo de água para o interior do poço se realiza por um meio poroso e permeável, pelas aberturas na tubulação de revestimento e seções filtrantes. A constatação da presença de uma tubulação em um poço e a existência de seções filtrantes introduz aspectos que devem ser considerados. Basicamente, eles decorrem não só do tipo de aquífero, mas principalmente do tipo de seções filtrantes que foram aplicadas ao poço, suas características, porcentagem de área aberta, localização precisa etc.
Filtros
Para avaliar a importância desse item e dos reflexos que ocasionará, são destacados os principais tipos de filtros existentes no mercado e as consequências da utilização de um ou outro filtro. Os mais conhecidos são: tubos rasgados, tubos perfurados, tubos ranhurados ou tubos filtros
Os problemas mais frequentes
Com base nessa diferença, são diagnosticados os problemas mais frequentes que ocorrem em poços e determinadas as soluções. As causas dos problemas que ocorrem em poços podem ser de origem mecânica, hidráulica e de qualidade química da água. Na prática, essas causas atuam de forma combinada, tornando difícil a identificação do fator predominante. São elas:
  • Obstruções de seções filtrantes;
  • Produção de areia;
  • Deterioração da estrutura do poço;
  • Defeitos no equipamento de bombeamento;
  • Problemas hidráulicos;
  • Problemas por causa da qualidade da água;
  • Atividade bacteriana;
  • Fonte: Comunitexto
GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário