quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Cidades do Vale terão que fazer obras emergenciais para captar água.


Apesar de uma leve recuperação o nível dos reservatórios da bacia do Rio Paraíba do Sul após as chuvas dos últimos dias, um encontro entre prefeitos do Vale e representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), nesta segunda-feira (9), em São José dos Campos, alertou que pelo menos seis cidades da região terão que fazer obras emergenciais para captar água e contornar a crise hídrica que afeta o Estado.
As intervenções terão que ser feitas para que os municípios, que captam água no rio Paraíba, se adaptem a uma possível redução na vazão de água, ainda em estudo pela ANA. Sem as obras, há risco de faltar água.
A meta da ANA é reduzir a vazão no reservatório Santa Cecília, no Rio de Janeiro, de 175 para 110 metros cúbicos por segundo. A redução é necessária para reter mais água na represa de Paraibuna. "Conforme vão reduzindo as vazões, o nível do rio vai caindo", explicou André Marques, diretor executivo da Associação Pró-Gestão da bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap).
As cidades afetadas pela mudança seriam Redenção e Natividade da Serra, que usam água da represa de Paraibuna, Taubaté, Tremembé, Caçapava e Jacareí. A Sabesp informou que está investindo R$ 1 milhão bas adaptações nos municípios em que é responsável pelo abastecimento.
"Até março nós vamos estar com essas obras prontas e monitorando com a ANA e com o Daee [Departamento de Água e Energia Elétrica], qualquer mudança nisso, vamos tomar medidas antecipadas", diz Oto Elias Pinto, superintendente da Sabesp no Vale.
Nesta segunda, o nível da represa de Paraibuna subiu para 0,08%. O reservatório voltou a operar com volume útil depois de 18 dias usando volume morto. A represa Jaguari também subiu um pouco, está com 3,19%. Apenas o reservatório de Santa Branca continuou caindo.
Prefeitos
Os prefeitos da região se reuniram nesta tarde para discutir as soluções para evitar a falta de água. A reunião foi aberta e, além da ANA e da Sabesp, também contou com a participação de membros do Comitê da Bacia do Rio Paraíba.
Eles falaram que há risco de faltar água no Vale do Paraíba se os níveis dos reservatórios continuarem a cair e medidas emergenciais não forem adotadas. Doze cidades da região captam água no rio ou direto dos reservatórios da bacia.

Os prefeitos ouviram ainda um alerta do pesquisados do Centro de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), Carlos Nobre. "Essa é uma crise que vai durar alguns anos, se a chuva for na média, talvez dois ou três anos", afirmou.
Fonte: g1.globo
 A @H2O Soluções em Meio Ambiente e Água coloca à sua disposição profissionais com 25 anos de experiência nas áreas de abastecimento de água, licenciamento ambiental, investigação geológica e geofísica e otimização e remediação de problemas relacionados ao Meio Ambiente e Água.

Entre em contato e saiba mais.
GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário