sexta-feira, 22 de maio de 2015

Manutenção de Poços Artesianos




Para garantir a qualidade da água, bem como aumentar a vida útil dos poços, é fundamental uma manutenção adequada, realizada por profissionais capacitados.

A H2O orienta para uma manutenção preventiva no poço tubular profundo. Além de garantir a qualidade da água e a vida útil do equipamento, a manutenção preventiva traz ainda economia de energia elétrica.

A manutenção deve ser realizada imediatamente quando ocorrer: diminuição de vazão, presença de sólidos na água, água com excesso de turbidez na partida bomba, água com sabores diversificados.

Já a manutenção periódica é importante nas seguintes fases:

- A cada dois meses: verificação de isolação, nível dinâmico da água, condições de vazão, voltagem, corrente elétrica etc.

- A cada dois anos: manutenção preventiva geral do poço e do equipamento submerso de extração d’água, visando a preservar a integridade dos equipamentos e a qualidade do poço artesiano.

- Menor tempo: observações do nível de água (nível dinâmico do poço) e vazão devem ser feitas em espaço menor de tempo, pois alterações podem ocorrer em função de diferenças manométricas que resultarão em variações sazonais do nível estático, rebaixamento temporário do nível dinâmico em consequência de prolongado bombeamento e interferência de outros poços artesianos na área.



Limpeza


A limpeza consiste em recuperar as características operacionais e originais dos poços artesianos quando ocorre o depósito de materiais sólidos no fundo, assoreamento de fraturas, filtros e turbidez na água bombeada. A H2O faz análise detalhada do estado de conservação dos equipamentos instalados no interior do poço e fornece análises física, química e bacteriológica da água.
A limpeza consiste no transporte de todo equipamento, oferta de profissionais qualificados, retirada do grupo submersível, tubulações e cabos elétricos do interior do poço tubular profundo, exame e verificação do estado de conservação da tubulação e outros itens, medição do nível estático e profundidade do poço tubular profundo antes do início dos serviços, limpeza por meio de bombeamento e turbilhonamento do poço tubular profundo com compressor e utilização de produtos químicos biodegradáveis de forma a remover as partículas sólidas, crostas de argila e óxidos de ferro, que encontram-se nas paredes do poço ou obstruindo as entradas de água. Remontagem e relatório final de ações desenvolvidas.
GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário