quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

O risco da perfuração de poços artesianos!




Artigo de Dirceu D’Alkmin Telles, consultor da Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT).

A escassez de chuvas acabou por despertar a busca por fontes alternativas de água. Em meio a algumas iniciativas louváveis, surgem outras que causam preocupação. É o caso da grande maioria dos poços artesianos perfurados atualmente.
Mesmo com a fiscalização do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), a maioria absoluta dos poços é clandestina e opera de forma inadequada, o que pode contaminar aquíferos, particularmente quando são desativados. Em Ribeirão Preto, conforme o Plano de Saneamento Básico do município, há 82 poços nessas condições que afetam o Aquífero Guarani, reservatório subterrâneo com capacidade de 37 milhões de quilômetros cúbicos de água que ocupa áreas no Uruguai, na Argentina, no Paraguai e, principalmente, no Brasil.
Poços clandestinos também expõem a população a graves problemas de saúde. Sem prévia análise técnica, corre-se o risco de se utilizar água proveniente de aquíferos de solos contaminados. Esse tipo de comprometimento é o principal limitador de empreendimentos imobiliários no Estado de São Paulo. A descontaminação é trabalhosa, demorada e inviável economicamente.
A exploração excessiva compromete os níveis dos aquíferos. No caso Aquífero Guarani, o Programa Estratégico elaborado por pesquisadores dos quatro países em 2009 aponta a perda de capacidade como resultado da extração em níveis superiores à recarga e propõe a restrição à perfuração de poços.
Ainda assim, a alternativa se populariza entre condomínios. Boa parte da capital paulista situa-se sobre o Aquífero São Paulo, que ocupa cerca de 1.000 km² que abrangem ainda Guarulhos, São Bernardo do Campo, Mogi das Cruzes e outras cidades. Sua vazão ideal é de 2,8 litros por segundo, podendo chegar a 11 litros por segundo. No caso de um condomínio que possua 100 apartamentos, cada um habitado por cinco pessoas, o consumo giraria por volta de 100 mil litros diários.
A água de reúso pode atender a fins menos exigentes quanto à qualidade e, dessa forma, reduzir o consumo da água tratada, que deve ter como destino usos mais nobres. Um projeto nesse sentido deve priorizar o tratamento de água que já foi usada ou o aproveitamento de águas de chuva. Um projeto de reúso deve considerar, primeiramente, a qualidade da água a ser reutilizada e a qualidade exigida pelo futuro aproveitamento. Esta questão deverá definir a metodologia (processos de tratamento) a ser aplicada no tratamento e o seu custo.
Faça a sua perfuração de forma legal conforme as leis do DAEE.
Consulte agora mesmo a H2O Soluções em Meio Ambiente e Água! 
Acesse www.h2oonline.com.br e fale com um de nossos especialistas!
GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Um comentário:

  1. These displayed odds shall be utilized in odds distribution analysis. The knowledge are also collected in two completely different periods, where the one difference continues to be a change of the utmost allowed wager worth. Roulette and Crash games on CSGOFAST all use virtual pores and skin tickets for wagering. In the earlier research of skin gambling8, we identified that the wealth distribution of pores and skin gamblers shows a pairwise power-law tail. This time, by contemplating the players’ deposits to their wallets on a playing site because the wealth knowledge, we find that the pairwise power-law tails are 바카라 사이트 also observed for bitcoin playing.

    ResponderExcluir