quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Você sabia que a interligação do rio Paraíba do Sul com o Cantareira recebeu aval ambiental?


A obra de interligação da bacia do rio Paraíba do Sul com represas do sistema Cantareira recebeu na sexta-feira (22/01/16) a autorização ambiental para começar. A obra deve iniciar em fevereiro, ao custo de R$ 555 milhões e o prazo para conclusão das obras está previsto para abril de 2017. O funcionamento dela, no entanto, deve ocorrer apenas em agosto do ano que vem, segundo o governo do Estado.

A aprovação ambiental era o que faltava para o início das obras desta que é uma das principais intervenções prometidas pela Sabesp e pela gestão Geraldo Alckmin (PSDB) para aliviar a crise de escassez na qual São Paulo vive há dois anos. A construção dessa interligação, que poderá garantir até 5,1 mil litros de água por segundo a mais para o Cantareira, era uma das condições para que o abastecimento de São Paulo fosse garantido a partir de 2017, como disse à Folha, , o presidente Jerson Kelman, nesta semana.

O sistema Cantareira é um conjunto de represas e foi o mais atingido pela grave seca que atingiu o Estado de São Paulo. Na prática, a seca fez com que o Cantareira deixasse de tratar 31 mil litros de água por segundo para tratar 13,5 mi litros, no pior da crise. Atualmente, estão sendo captadas 19,5 mil litros de água dessas represas. Toda Grande São Paulo consome 55 mil litros por segundo.

Fonte: Folha de São Paulo.
http://goo.gl/CngFss
GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário