quinta-feira, 20 de agosto de 2015

SP reconhece CRISE HÍDRICA, mas Alckmin insiste que não faltará água.




SÃO PAULO  -  Um dia após publicar uma portaria reconhecendo OFICIALMENTE que a situação hídrica do sistema Alto Tietê é crítica, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) voltou a dizer que não vai faltar água e pediu esforço da população para evitar os desperdícios.

Alckmin participou da inauguração da 15ª fábrica da Unilever no Brasil, em Aguaí, no interior do Estado. O município, inclusive, está em racionamento de água desde a semana passada. O serviço de saneamento é municipal.

Na portaria publicada nesta terça (18) no "Diário Oficial" do Estado, o Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) afirma que "ações de caráter especial deverão ser adotadas visando assegurar a disponibilidade hídrica". O órgão, porém, não informa quais medidas poderão ser tomadas.

Questionado, o governador afirmou que não há nenhuma decisão de limitação de água para a indústria ou para a agricultura na região, como já acontece na região de Campinas, para os usuários na bacia do rio Camanducaia. Desde segunda-feira, as indústrias têm de reduzir em 30% a captação. Já as empresas de saneamento e pecuaristas terão que reduzir em 20%

Pelo documento, usuários de água que não se utilizarem de maneira correta do recurso poderão ser multados. Na região de Campinas, usuários que não respeitam o limite de captação podem ser multados em R$ 11 mil.

O governador afirmou ainda que três obras estruturantes estão sendo realizadas para garantir a segurança hídrica na Grande São Paulo e na região de Campinas. Todas elas, porém, têm previsão de entrega só a partir de 2016. Uma delas é o sistema produtor São Lourenço, cuja previsão de conclusão é para o próximo ano. Ela vai acrescentar, em média, 4.500 litros de água por segundo na região da Grande São Paulo.

A outra é a interligação da bacia do rio Paraíba do Sul com o Sistema Cantareira, com possibilidade de aumentar em 5.000 mil litros por segundo a vazão no conjunto de reservatórios. A previsão final de conclusão é 2018. Já para a região de Campinas, a intenção é construir dois reservatórios, Pedreira e Duas Pontes, até 2018. 

GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário