quarta-feira, 20 de maio de 2015

Apesar de evolução, S. José e Taubaté desperdiçam até 30% da água





Mesmo com uma pequena redução no desperdício de água, as perdas do recurso para abastecimento ainda representam quase um terço do total tratado pela Sabesp em São José dos Campos e Taubaté - as duas maiores cidades da região.
Os dados foram divulgados nesta semana pelo Instituto Trata Brasil com base no ranking nacional de saneamento, que considera os 100 maiores municípios brasileiros. O ranking é divulgado anualmente e levou em consideração dados de 2013 do Ministério das Cidades.

O estudo mostrou que a perda total de água chega a 30% da água total tratada pela Sabesp em São José dos Campos. Em Taubaté, o desperdício é de 28%. As perdas totais - na distribuição e faturamento- ocorrem por causa de vazamentos na distribuição, ligações clandestinas e furtos.
Comparado com 2012, houve uma evolução pouco significativa nas perdas nas duas cidades, quando São José e Taubaté desperdiçavam 31% e 35% de água, respectivamente. Já a perda no processo de distribuição, que considera apenas os vazamentos ou falhas até a água chegar na casa do consumidor, foi em média, de 35% do total de perdas do sistema.

De acordo com o pesquisador Gesner Oliveira, do Instituto Trata Brasil, apesar de evolução, as cidades precisam fixar metas para melhorarem os números. “As cidades estão abaixo da média nacional [de perdas], que é de 40%, mas estão acima dos padrões internacionais que têm média de 5% a 10% nas perdas de água”, avaliou.

No caso de Taubaté, por exemplo, o desperdício de água é quase três vezes maior do que em cidades do mesmo porte, como Franca e Limeira, que variam as perdas entre 13% e 11%. “São José e Taubaté não podem ter um desperdício tão alto. É plenamente possível reduzir esse número se houver um planejamento”, afirmou Oliveira.

Ranking

Apesar do desperdício, os municípios aparecem com 96% de esgoto tratado, nível considerado satisfatório pelo instituto.
De maneira geral, o levantamento considera investimentos feitos pelas companhias de abastecimento de água, ligações de esgoto, atendimento da população, perdas de água, entre outros.

Outro lado

A Sabesp informou que tem intensificado ações para combater vazamentos e ampliado o programa de troca de ligações, hidrômetros e redes de água.
No Vale do Paraíba, a companhia afirmou ter investido R$ 42 milhões para redução de perdas e que o índice atual, em toda região, é de 18% - a empresa atende 24 municípios. A companhia não comentou os dados especificamente de São José e Taubaté.
GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário