quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE INVENTÁRIOS DE GASES DE EFEITO ESTUFA


Um Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa permite o mapeamento das fontes de emissão de GEE de uma atividade, processo, organização, setor econômico, cidade, estado ou até mesmo de um país, seguida da quantificação, monitoramento e registro dessas emissões. 
Se realizado periodicamente, um Inventário de GEE torna-se uma ferramenta de gestão de gases, possibilitando conhecer o perfil das emissões de GEE da entidade inventariante. Geralmente, os Inventários de GEE corporativos são realizados com recortes temporais anuais, facilitando o seu planejamento e a sua comparabilidade. Em empresas que possuem um sistema de gestão e monitoramento de emissões de gases de efeito estufa, os resultados podem ser obtidos com maior frequência, normalmente em recortes semanais ou mensais. Um monitoramento mais frequente de emissões é fundamental para o acompanhamento de metas e de avaliação da performance dos investimentos em equipamentos, tecnologias e processos de baixa emissão.


Fontes e Sumidouros

Uma fonte de emissão pode ser entendida como um equipamento, ou processo, no qual ocorre a liberação de um ou mais GEE para a atmosfera. São exemplo de fonte de emissão: motores de combustão interna, equipamentos que consomem eletricidade, caldeiras, entre outros.
Além disso, os inventários também podem contabilizar as remoções de gases de efeito estufa. Um sumidouro de remoção, em oposição a uma fonte de emissão, é um equipamento ou processo no qual ocorre o sequestro do carbono. Sumidouros são, em sua maioria, originados em processos biológicos, como a fotossíntese. Entretanto, podem ocorrer também por meio de equipamentos e aplicações tecnológicas, como os sistemas de Captura e Estoque de Carbono, do inglês Carbon Capture and Storage (CCS).
Protocolo de Kyoto regula seis gases de efeito estufa que são controlados pelos Inventários de GEE. Destes, os mais comuns são: CO2 (Dióxido de Carbono), CH4 (Metano), N2O (Óxido Nitroso). Além desses, ainda temos o SF6 (Hexafluorido de Enxofre) e dois grupos de gases de efeito estufa denominados HFC (Hidrofluorcarbonos) e os PFC (Perfluorcarbonos).

GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário